Todos os cursos gratuitos da Ceprocamp
Sobre o Ceprocamp
Não possuindo fins lucrativos, a Ceprocamp tem como missão promover a inclusão e a reinserção social, principalmente de pessoas carentes da Região metropolitana de Campinas. É importante destacar, embora tanto jovens como adultos possam se inscrever, existe uma idade mínima e isso pode variar de curso a curso, pois alguns são 16 anos, outros 18 anos.
A Ceprocamp oferece dois tipos de especialização: técnico, qualificação profissional. Também dá a possibilidade de o aluno escolher em qual turno deseja cursar segundo a disponibilidade das vagas. As áreas disponíveis possuem alta demanda nas vagas de empego.
Opções de Ensino técnico
Essa modalidade tem duração de um ano a dois anos com aulas de segunda a sexta. O período de estudos dependerá da disponibilidade. Pois tem opções oferecidas nos três turnos, manhã, tarde e noite. Confira aqui a lista de algumas formações oferecidos pela Ceprocamp:
- Administração;
- Enfermagem;
- Segurança do Trabalho;
- Meio Ambiente;
- Logística;
- Informática.
O requisito ao se inscrever é de ter pelo menos o Ensino médio concluído ou estar cursando o segundo ano. Além disso, é importante verificar a idade mínima exigida, podendo esta variar. Obtenha mais detalhes sobre cada formação e quais são as tarefas exercidas em cada área, acesse o site da FUMEC.
Qualificações Profissionais
Eles podem durar somente um semestre ou menos. Isso vai mudar conforme o curso escolhido. Além disso, as aulas podem variar, acontecendo uma vez só por semana ou até cinco vezes. Essas formações são recomendadas a quem deseja ser promovido na empresa onde trabalha, aumentar a renda, valorizar mais o currículo conseguindo aquela vaga tão desejada, dentre outros.
Diferentemente, sobretudo, dos técnicos, as oportunidades são disponibilizadas também as pessoas com apenas o Ensino Fundamental. As qualificações profissionais disponibilizadas são:
- Almoxarife;
- Informática Básica;
- Cuidador de Pessoas;
- Excel;
- Porteiro/Controlador de Acesso;
- Práticas de Escritório;
- Auxiliar Financeiro, Laboratório de Química, Administrativo, Contabilidade, Logística, Departamento Pessoal ou Almoxarifado;
- Agente de Gerenciamento de EPI e EPC;
- Agente de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional;
- Inclusão Digital);
- Jardinagem;
- Camareira em Meios de Hospedagem;
- Assistente de Comércio Exterior;
- Inglês para Atendimento;
- Padeiro/Confeiteiro;
- Operador de computador;
- Recepcionista de Eventos.
Sendo assim, obtenha mais detalhes sobre cada curso, clique aqui e vá a seção do Ceprocamp no site oficial da FUMEC.
Inscrições Ceprocamp
- Pedagogia;
- Tecnologia da informação;
- Tecnologia em Logísticas.
Pós-graduação:
- Gestão educacional integrada.
Essas são apenas algumas opções ofertas pela fundação, mas a lista completa pode ser acessada na página da Faetec ou acessando o link ao final da página.
Inscrições Ceprocamp
O Ceprocamp, normalmente, abre inscrições a cada semestre. Mas pode ocorrer de haver processos seletivos extras, cobrindo as vagas remanescentes. Contudo, só em 2019 foram disponibilizadas 1.432 vagas no 1° semestre de 2020.
O acompanhamento do calendário de inscrições, é feito no site do Ceprocamp, onde é publicado também o edital de abertura. É também nesse mesmo site onde os candidatos podem efetuar seus cadastros. Conforme a inscrição, é necessário apresentar as seguintes informações:
- CPF, RG, endereço completo e demais dados pessoais;
- Definir o curso de qualificação profissional ou técnico pretendido;
- Comprovação de escolaridade e a escola;
- O horário no qual deseja cursar;
- A renda e a quantidade de todos os residentes da casa;
- O nome do responsável, caso seja menor de idade.
As aulas técnicas são ministradas na unidade do Centro, localizada na Avenida 20 de Novembro, nº 145. Porém, os de qualificação profissionais podem ocorrer em vários lugares da cidade, nas unidades da FUMEC, aqui estão alguns desses lugares:
- José Alves: Av. Professor Mários Scolari, 91, Satélite Iris;
- Cambará: Av. Emilly Cristienne Giovanini, s/n, DIC IV;
- Campo Grande: R. Edson Luiz Rigonatto, 1343, Jardim Santa Clara;
- Jardim Miriam: R. Guerrino Britotti, 271, Bairro Jardim Miriam.
Quanto ao processo seletivo, apenas quem deseja cursar o técnico deve fazer a prova objetiva. Mas em ambos, é avaliada a renda mensal e a escola onde o candidato estudou ou estuda. A preferência é para aqueles com renda de até um salário mínimo e proveniente de escola pública. Se você gostou do conteúdo, continue seguindo nossas postagens para manter-se atualizado e não perder nenhum assunto! Então, teremos certeza se gostou dos temas abordados.