Confira os Cursos Gratuitos da Faetec

A solução da caminhada dos estudantes do Rio de Janeiro, é a Faetec no qual oferece profissionalização gratuita, qualificando e capacitando jovens no mercado de trabalho.
faetec
Diante de um cenário extremamente competitivo, brasileiros vivenciam a desafiadora preparação para o mercado de trabalho. Sobretudo os jovens, os quais terminaram o Ensino Fundamental sem experiência profissional.

Ao alcançar a capacitação exigida pelo mercado, a educação é o caminho ideal e desejado por muitos alunos e pais desses alunos. Contudo, ter uma oportunidade de carreira e uma chance maior no futuro nem sempre é simples. Isso demanda tempo e principalmente recursos financeiros, o que muitas famílias não conseguem disponibilizar. Conheça mais sobre o Faetec a seguir neste artigo e garanta já o seu ingresso.

Confira quais são os Cursos Gratuitos da Ginead

Faetec

A Faetec é uma instituição de educação básica, responsável pela implementação da política de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro. A fundação foi iniciada em 10 de junho de 1997 e tem seus trabalhos vinculados à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

Publicidade

Hoje, a Faetec atende em média 300 mil alunos por ano em mais de 130 unidades de ensino. A entidade não possui fins lucrativos e sua sede administrativa fica localizada na capital do Rio de Janeiro, no bairro de Quintino Bocaiúva, Zona Norte, em um complexo de 1.900.000 m². Com o intuito de ampliar as oportunidades de qualificação da população e, consequentemente, ampliar o índice de contratações, a fundação tem contribuído com o desenvolvimento econômico e social do estado.

Dessa forma, é considerada como uma das mais importantes redes de educação pública e profissionalizante do Brasil. Vamos ver então, no item a seguir, as modalidades oferecidas pela Faetec.

Publicidade

Modalidades

A Faetec disponibiliza várias modalidades disponíveis a população. São elas qualificação profissional, educação básica, cursos técnicos e de nível superior. Quem busca um curso rápido, a modalidade de qualificação profissional atende bem, pois será possível adquirir conhecimentos atrelados a uma carreira, podendo atuar de forma mais rápida.

Publicidade

Nessa modalidade, não há exigência de idade ou escolaridade, estando disponíveis a toda população. Já os técnicos são mais específicos as pessoas em busca de vagas de emprego concorridas, visto ao proporcionarem qualificação nas áreas de atuação com grandes demandas. Porém, nesse caso, os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

Da mesma forma, quem já possui o nível médio, as graduações são oferecidas. Aos graduados, existem as opções de pós-graduação. A variedade disponível irá depender da unidade e do município, mas no geral, as alternativas mais procuradas são as indicadas abaixo.

Cursos e graduações oferecidas

Cursos técnicos:

Publicidade

  • Técnico em edificações, análises clínicas, cozinha, petróleo e gás, análise de sistemas informatizados ou eletromecânica;
  • Depilador;
  • Maquiador;
  • Recepcionista em hotel;
  • Confeiteiro;
  • Salgadeiro;
  • Cuidador de idoso;
  • Informática.
Graduação:

  • Pedagogia;
  • Tecnologia da informação;
  • Tecnologia em Logísticas.

Pós-graduação:

  • Gestão educacional integrada.

Essas são apenas algumas opções ofertas pela fundação, mas a lista completa pode ser acessada na página da Faetec ou acessando o link ao final da página.

Publicidade

Esporte e cultura

A Faetec oferece muitas opções gratuitas a quem quer ampliar os conhecimentos, abrir novas possibilidades na carreira ou se especializar. Mas além de proporcionar essa contribuição ao mercado de trabalho, a fundação ainda proporciona a prática de esportes aos moradores da comunidade.

A entidade dispõe de um Centro de Educação Física (Cefe) e o Interamericano de Artes Marciais (Ciam), integrado aos alunos e moradores da região. As atividades esportivas são privilegiadas, pois têm papel fundamental na saúde do corpo e da mente, impactando nos resultados do desenvolvimento escolar. Atividades como basquete, ginástica, futebol, alongamento, vôlei, natação, handebol, boxe, judô, capoeira, jiu-jítsu entre outras, são oferecidas gratuitamente.

Além disso, os alunos contam com formação cultural, atuando em palcos ou afins, como figurino, canto, dança, organização de espetáculos, confecção de fantasias, planejamento e liderança de produções artísticas. Assim, ainda existe esse bônus para quem busca profissões no lado artístico, no esporte ou até mesmo a quem deseja mais qualidade de vida e laser.

Como fazer a inscrição na Faetec?

As inscrições na Faetec abrem em diferentes momentos do ano. O candidato precisa estar atento ao site e acompanhar as datas e os editais. Os requisitos vão depender da modalidade e curso escolhido pelo aluno. Entretanto, o fato de se inscrever não garante a vaga, pois o processo seletivo é feito através de sorteio público.

No caso de graduação e pós-graduação, o processo é feito de maneira diferente. O candidato precisa realizar a inscrição através do site, imprimir o comprovante e comparecer na Secretaria Acadêmica da unidade com o requerimento preenchido, boletins de desempenho no Enem, original e cópia do RG, CPF e certificado de conclusão do Ensino Médio.

Na seleção, são levadas em conta as notas de desempenho no Enem, em ordem decrescente. Certamente, a Faetec oferece uma gama de cursos a população do Estado do Rio de Janeiro, proporcionando maior acesso à educação, esporte, laser e cultura. Então, aproveite essa oportunidade de enriquecer seus conhecimentos, ampliar suas habilidades profissionais e melhorar sua qualidade de vida, com as atividades esportivas e culturais.

A educação é um direito fundamental de ajuda não só o desenvolvimento do indivíduo engajado com o processo, mas auxilia no crescimento de todo país. Por isso, aproveite essa oportunidade e garanta seu progresso social, cultural e econômico. Acompanhe outras informações em nossa página.

INSCRIÇÕES

Publicidade