Ingresse em um dos Cursos Gratuitos Novotec

O programa de ensino Novotec foi lançado pelo Governo de São Paulo em 2019, abrindo um leque de oportunidades aos alunos do Ensino Médio.
novotec
O objetivo do programa é ampliar o acesso à Educação Profissionalizante aos estudantes da Rede Estadual, com cursos presenciais ou a distância.

Nesse sentido, a partir de ofertas de habilitação técnica e de qualificação profissional, muitos jovens têm tido a possibilidade de garantir uma carreira, facilitando o caminho na inserção no mercado de trabalho. Assim, alunos formados no 9º ano do Ensino Fundamental nesse ano, em 2021 estarão matriculados na 1ª série do Ensino Médio, podendo realizar o ensino integrado nas escolas estaduais paulistas.

Conheça as vantagens do Novotec e sobre a inscrição, através deste artigo no qual pretende sanar todas as suas dúvidas.

Participar de Intercâmbio Gratuito vale a pena?

Publicidade

Opções gratuitas na Novotec

Opções gratuitas na Novotec

Os cursos da Novotec foram criados atrelados ao mercado de trabalho, ajudando os estudantes. Eles são gratuitos de um semestre ou até os três anos, sendo divididos em quatro modalidades. Antes de falar das opções é importante salientar, o Novotec foi pensado na modalidade presencial. Contudo, refletindo sobre essas profissionalizações, novas propostas surgiram:

  • Novotec Integrado – Tem a proposta de integrar o curso técnico à grade curricular dos alunos;
  • Novotec Express – Oferece conhecimento em unidades próximas das pessoas;
  • Novotec Móvel – Tem o objetivo de oferecer educação em áreas menos favorecidas;
  • Novotec Virtual – Cursos online oferecidos em parceria com a Univesp.

Eles estarão disponíveis irão depender da modalidade e região escolhida. Entre eles, alguns oferecidos pela Novotec são destaque: edição de vídeo, computação em nuvem, marketing digital, gestão de pequenos negócios, organização de eventos, panificação, entre outros.

Publicidade

Qual curso Novotec devo escolher?

Antes de escolher o curso, você deve pensar em qual é o seu foco. Apesar do programa se concentrar na formação técnica atrelada a conclusão do Ensino Médio, também serão oferecidos os de padaria e confeitaria no Novotec Express. Já os móveis serão voltados a parte industrial, exigindo mais segurança diante das manipulações.

Publicidade

Caso você disponha de pouco tempo para se deslocar e tenha habilidade em ambiente digital, o Novotec Virtual pode ser uma excelente opção. Inclusive, essa modalidade dispõe de especializações mais procurados, por exemplo, os de planejamento empresarial, gestão administrativa, banco de dados e lógica de programação.

Então a dica é analisar bem cada modalidade, verificar qual delas se encaixa melhor na sua rotina e ainda pesquisar em quais áreas de trabalho será possível atuar utilizando o curso escolhido. Esta escolha deve estar aliada as suas afinidades e ao que você almeja para o futuro.

O curso a distância é tão bom quanto o presencial?

O foco do programa Novotec é a profissionalização técnica presencial. No entanto, a modalidade a distância foi criada tendo a finalidade de se tornar mais abrangente a diversos públicos. Além disso, através do estudo a distância é possível manter o cronograma das aulas mesmo diante do isolamento, devido a pandemia.

Publicidade

Mesmo sendo uma solução viável nesse momento de isolamento social, a distância ainda levanta muitos questionamentos. Isso, porque muitas pessoas não conhecem a modalidade a fundo. Entretanto, tanto os meios presenciais do Novotec quanto os online, estão presentes no catálogo nacional dos cursos técnicos, conforme a Classificação Brasileira de Ocupação.

Igualmente, garantem ao aluno um certificado de conclusão, válido em todo território nacional. Certificado no qual garante ao estudante adquirir os conhecimentos necessários. Quem tem pressa em iniciar uma carreira, essa modalidade é uma boa oportunidade. Outro ponto positivo é a flexibilidade de fazer de forma online, menos custos de deslocamento e engajamento maior utilizando ferramentas digitais.

Publicidade

Faça a inscrição no Novotec

Ao fazer a inscrição é imprescindível o candidato estar matriculado no Ensino Médio. Não há qualquer limitação referente ao período cursado, ou seja, alunos do 1º, 2º ou 3º ano podem fazer as inscrições. Contudo, o aluno inscrito precisa ter pelo menos 15 anos de idade sendo, então, um candidato elegível.

O cadastro é feito de forma simples no site onde o aluno terá de se inscrever na plataforma. Os dados necessários do cadastro serão a data de nascimento e o RA (Registro do Aluno). Caso não tenha, você pode conseguir na secretaria da escola. Essas informações serão essenciais no acesso, pois através delas será possível validar suas informações de aluno.

Após criar o cadastro, basta completar suas informações pessoais, selecionar a profissionalização desejada e verificar a disponibilidade de inscrição. Fique atento ao momento de fornecer as informações na plataforma, pois elas não poderão ser modificadas. Sendo poucas as vagas, a inscrição somente, não garante fazer o curso. Será necessário aguardar a lista dos candidatos aprovados no programa.

Espero que o artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre esse programa no qual tem proporcionado mais acesso à educação e facilidade de inclusão no mercado de trabalho. Continue informado nesse tema e outros relacionados, acompanhe nosso site.

Veja também: Curso Senai de Liderança e Gestão de Pessoas!

Publicidade