Participar de Intercâmbio Gratuito vale a pena?

Um Intercâmbio Gratuito é a oportunidade de estudar fora tendo pouquíssimos custos, pois não é apenas uma viagem comum ao exterior, é uma lição para toda a vida.
intercâmbio gratuito
Se for ao exterior por apenas algumas semanas ou por um ano, há algumas coisas importantes que você aprenderá enquanto estiver vivendo.

Em relação ao intercâmbio gratuito podemos dizer, vale a pena por uma série de fatores que iremos descrever detalhadamente. A inscrição em um programa de intercâmbio gratuito aos estudantes no exterior mudará sua vida.

Em suma, os programas de intercâmbio gratuito no Ensino médio são muito melhores comparado aos filmes. Se você está tentando aprender outra língua, realmente morar em outro país será de extrema ajuda. Confira a seguir, tudo sobre o Intercâmbio Gratuito e as diversas opções de estudos disponíveis.

Curso Senai de Liderança e Gestão de Pessoas!

Publicidade

Com funciona o intercâmbio gratuito?

Sem dúvida, ter ajuda do governo para estudar fora e se graduar é uma grande ideia. Por isso, existe o programa Jovens Embaixadores que garante intercâmbio gratuito nos Estados Unidos.

Mas, é claro, existem outros programas como o Fulbright, Orange Tulip Scholarship e o Chevening. Estes são regidos pelo próprio governo brasileiro, garantindo a todos a oportunidade de Intercâmbio Gratuito.

Publicidade

Outros programas provem de trabalho voluntário e aprendizado. Este é o caso da Volunteer Vacations, Exchange do bem, Rotary e a AIESEC. As instituições ajudam pessoas em momentos de necessidade em trabalhos sociais e oportunidades de intercâmbio gratuito.

Publicidade

As diferenças entre o Intercâmbio Gratuito e o Intercâmbio Pago

Em seu todo, existe uma grande variedade de programas especializados em Intercâmbio. Alguns voltados aos estudos, outros ao trabalho e também, em ambas as modalidades. Portanto, saber escolher não é só uma questão de gostos, mas sim de fatores sobre custos.

Pois, muitos desses intercâmbios são pagos e outros são da modalidade intercâmbio gratuito. Fatores como a duração de viagem, destino, curso e até mesmo hospedagem, devem ser avaliados antes de qualquer decisão. Sobretudo, evitando possíveis problemas ou até mesmo geração de novas dívidas.

Publicidade

Outro investimento a ser feito é quanto ao curso de idiomas. Então, as medidas precisam caber certamente no seu orçamento. Países como Estados Unidos e Inglaterra possuem um custo mais elevado comparado a países como Malta e África do Sul. Indiferente da sua escolha, o ideal é simplesmente planejar antecipado quais os custos.

Além disso, a cotação do dólar ou euro, visto, testes de proficiência e outras burocracias serão acrescidos as despesas. Ou seja, esse processo requer uma disciplina financeira se o objetivo é conquistar o tão sonhado intercâmbio.

A opção de quem não tem muito recurso ou não dispõe de um financeiro mais robusto, é o intercâmbio gratuito. Essa modalidade destina-se a custear quase todos os requisitos necessários do intercâmbio. Bastando somente, o participante manter-se as exigências do programa de Intercâmbio Gratuito.

Intercâmbio gratuito do Ensino Médio

Quem pensa em intercâmbio, precisa pensar em conseguir bolsas de estudo. Pois elas facilitam os custos ao estudar fora. As bolsas de estudo podem ser adquiridas das seguintes formas:

  • Concursos;
  • Intercâmbio entre faculdades;
  • Programas governamentais;
  • Feiras de intercâmbio;
  • Programas de empresas privadas;
  • Internet.

Existem bolsas que garantem ingressos a intercâmbios gratuitos como a:

  • ONG ANS: aos jovens sem condição de pagar por um intercâmbio;
  • United World Colleges: oferece bolsas integrais aos jovens do primeiro e segundo ano do Ensino Médio tendo entre 15 a 18 anos;
  • Yale Young Global Scholars: programa de férias de verão, oportunidade de fazer intercâmbio gratuito neste período no campus da universidade de Yale nos EUA;
  • Instituto Weizmann: oportunidade de intercâmbio gratuito em Israel tem duração de 3 semanas;
  • ESO Astronomy Camp:

A ANS cobre as despesas de vistos, passagens, hospedagens, alimentação, transporte escolar, seguro de saúde e materiais didáticos. O aluno ganha até 120 dólares na estadia escolhida.

Já a UWC cobre somente os estudos em horário integral ou quem possui problemas em manter os pagamentos. Portanto, ambas oferecem vantagens quando o assunto é intercâmbio gratuito. Basta apenas entrar no site de cada uma, comparar suas propostas, ler seus editais e se inscrever.

Intercâmbio gratuito do Ensino Médio

Comparado aos outros, o Intercâmbio Gratuito de Ensino Superior é o mais desejada por tantas pessoas. Pois ele assegura experiência internacional e além disso, enriquece o seu currículo. A maioria das universidades brasileiras criam parcerias e convênios com instituições. No exterior, bolsas de graduação completa ou mista são extremamente comuns.

Os benefícios podem variar, sendo geralmente entre 50% a 100% em custos totais. Sendo assim, é preciso averiguar a avaliar o que cada instituição cobre. Isso tudo facilitando a compreensão e o planejamento. A seguir confira algumas das alternativas de empresas que garantem esses recursos:

  • Santander Universidades: oferece convênios com mais de 20 países, bolsas anuais, apoio financeiro de semanas até 6 meses, bolsas para atletas. É preciso a instituição onde você estudar estar filiado ao banco;
  • Fulbright: direcionado ao Intercâmbio nos EUA com bolsas até para doutorado;
  • Fundação Estudar: possui bolsas de 5% a 95%, mas é preciso ter entre 16 a 34 anos;
  • CAPES e CNPq: possui diversas modalidades, valores e suporte financeiro.
Publicidade

Governo e Embaixadas – Opções de Intercâmbio

Geralmente embaixadas e governos oferecem diversos recursos, facilitando a integração de intercâmbio gratuito a diversos brasileiros. Portanto, recorrer as informações públicas é um excelente meio de se manter atualizado quanto as possíveis mudanças.

Em grande ênfase, as bolsas de estudo governamentais destinam-se especificamente as pessoas em situações de falta de recursos. Isso tudo, porque, o objetivo é garantir a experiência necessária dos mesmos se manterem no mercado de trabalho. Sobretudo, construindo sua própria carreira e currículo internacional.

Mas afinal, vale a pena?

Apesar das diferenças e muitas limitações, as condições de escolha dependem da infraestrutura de acolhimento e estadia. É claro também necessitam dos investimentos primeiramente ditos dos nossos representantes na política, afim de manter os orçamentos na educação. Segundo alguns especialistas o Intercâmbio Gratuito ainda assim vale muito a pena.

O grande diferencial de um intercâmbio sem sombra de dúvidas trata-se da experiência adquirida durante o processo. Pois essa permanecerá intacta em qualquer uma das experiências. Portanto vale e muito a pena viver as experiências únicas proporcionadas pelo intercâmbio.

Veja também: Comunicação Interpessoal – Cursos Ginead

Publicidade