Publicidade
Publicidade
O intercâmbio cultural é uma viagem para imersão em outras culturas e novas experiências no exterior.

Seja com o intuito de estudos, trabalho ou desenvolver um novo idioma, conhecer novas pessoas, estilos de vida, trocar objetivos e experiências com outras pessoas de diversos países.

intercâmbio cultural
Ele é uma das melhores oportunidades que alguém pode ter para desenvolvimento pessoal ou profissional, pois você irá além de um novo idioma, também desenvolverá novas habilidades e conhecimentos, sejam culturais, históricos ou profissionais.

Publicidade

Segundo o site Cultura, 6 em cada 10 brasileiros desejam estudar fora do país.

É uma viagem para além do físico, mas também uma aventura e imersão interior que mudará sua vida para sempre.

As experiências nos intercâmbios são diferentes para cada pessoa, muitos amam, outros odeiam e outros se permitem tentar mais vezes para viver coisas diferentes e em diferentes lugares.

Publicidade

Depois do intercâmbio você volta para seu país não apenas com um currículo melhor, mas com novas perspectivas, desejos e habilidades que você poderá aproveitar de inúmeras maneiras.

Siga a leitura para entender mais sobre o intercâmbio cultural e seus benefícios.

Intercâmbio Cultural: Conheça os seus tipos

Há alguns tipos de intercâmbio cultural que podem atender diferentes demandas, seja para adolescentes, jovens ou adultos, confira abaixo alguns.

Intercâmbio High School

Esse tipo de intercâmbio é destinado para adolescentes entre 14 e 18 anos que tenham o desejo de cursar um período do ensino médio em outro país.

Geralmente os países mais escolhidos para esse tipo de intercâmbio são:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Japão
  • Nova Zelândia
  • Austrália
  • Países da Europa.

Os adolescentes que escolhem fazer esse intercâmbio irão estudar quase todas as disciplinas que estuda no Brasil, além do idioma do país que escolher.

O intercâmbio High School é uma ótima oportunidade de imergir no idioma, ter novas amizades e ter contato direto com a cultura local.

Intercâmbio para idioma

Geralmente esse tipo de intercâmbio é mais buscado por pessoas que ainda não tem fluência em determinado idioma, então eles vão para o país nativo estudar em uma escola especializada para estrangeiros com intuito de desenvolver a língua.

Além de ter um aprendizado do idioma que tem interesse, também, pode desenvolver outros idiomas por meio das pessoas que estão estudando junto com você e claro, terá as possibilidades de ter experiências culturais muito enriquecedoras.

É interessante saber que há oportunidade de ficar em residências de famílias que costumam receber estrangeiros, conhecido como Host Family ou você pode alugar apartamento, se preferir.

Intercâmbio Acadêmico

O intercâmbio acadêmico é outro tipo de intercâmbio no qual você passa 1 ou 2 semestres estudando em uma universidade no exterior.

Diversas universidades públicas e faculdades privadas são conveniadas com outras universidades em diversos países, em alguns casos, o estudante recebe ajuda de custo.

Se informe na instituição de ensino que você estuda e busque saber se eles têm parcerias com outras universidades e quais os programas e cursos disponíveis.

É uma oportunidade incrível e que pode ser um divisor de águas profissionalmente.

Intercâmbio estudo e trabalho

Esse tipo de intercâmbio é como o de idiomas, porém o estudante recebe o visto com autorização para trabalho, dessa forma, pode estudar e ganhar uma grana extra enquanto desenvolve o idioma e tem uma imersão cultural.

É importante estar atento aos diversos documentos para comprovação e o tempo de limite no país com esse tipo de visto.

Formas de intercâmbio barato

As modalidades de intercâmbio citadas anteriormente exigem um custo de vida considerado ideal para ser colocado em prática.

Conheça agora, modalidades mais baratas para quem deseja conhecer mais sobre outro país.

Intercâmbio voluntário/comunitário

Esse é um dos tipos de intercâmbio mais baratos que existem e nele você basicamente oferecerá sua habilidade e mão de obra em troca de hospedagem e alimentação, e poderá ter trocas culturais e experiências com diversas pessoas de diferentes países.

No intercâmbio voluntário você pode ficar em comunidades, instituições, pousadas, entre outros lugares, onde fará algum tipo de serviço que o local precise, e em troca você recebe a hospedagem e alimentação.

O tempo de trabalho geralmente é de 30 a 35 horas semanais e as atividades dependem do local que você escolher.

Em alguns países e espaços, além da hospedagem e alimentação, você também recebe uma ajuda de custo na moeda local.

Há algumas plataformas para você encontrar as oportunidades, como o Worldpackers e Workaway.

Intercâmbio Au pair

Esse é outro intercâmbio muito barato destinado para jovens a partir de 18 até 30 anos (depende das regras do país que você escolhe) onde você é recebido pela Host Family para cuidar das crianças.

É basicamente para trabalhar como babá, porém a pessoa mora com a família e recebe um salário, alimentação e transporte.

O valor do salário semanal é variável em cada país, assim como os benefícios também são negociáveis.

Se você gosta de crianças, esse é um intercâmbio perfeito para você desenvolver um novo idioma, viver novas experiências em outro país e conhecer novas pessoas e culturas.

Os sites mais confiáveis para encontrar famílias são o Au pair World e Aupair.com.

O intercâmbio cultural é uma oportunidade perfeita para você viver coisas que nunca imaginou, além de ser um ótimo desafio para amadurecimento e sair da sua zona de conforto, aproveitando as riquezas naturais e culturais que o mundo tem para viver.

Para mais dicas de intercâmbios, confira nosso blog agora mesmo e aproveite tudo que preparamos para você!

Publicidade