Investir em conhecimento para saber quais opções em TI é essencial para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou crescer na área.
Pensando nisso, esse artigo visa explanar sobre a carreira na Tecnologia da Informação, tendências do mercado, onde atuar e média salarial de quem trabalha na área.
Tecnologia da Informação: A carreira nessa área
O profissional dessa área pode se especializar em uma linguagem de programação após seu curso Java, Go ou Python por exemplo.
Isso já possibilita o direcionamento da carreira de forma a especificar e qualificar o seu trabalho.
- Ser criativo – Possuir a criatividade no momento de utilizar a tecnologia a seu favor para solucionar problemas é muito importante
- Elevar seu conhecimento – Um profissional que se estagna está fadado a viver aquilo para sempre, quem busca o crescimento na carreira deve aprimorar seus conhecimentos com frequência
- Possuir visão de negócio – A tecnologia hoje é muito versátil e multidisciplinar, e isso requer que a pessoa tenha desenvolvido a capacidade de identificar os objetivos e metas da empresa, bem como seu posicionamento no mercado.
Essas são algumas de muitas capacidades necessárias para se tornar um profissional excelente, lembre-se de sempre expandir as metas para que atinja o crescimento desejado.
Estar alinhado com as demandas do mercado é sempre muito importante para quem busca adentrar no mercado de trabalho ou crescer na área.
Aqui você pode conferir algumas tendências para se inspirar:
- Big Data: esta é uma tendência que possui o objetivo de utilizar um grande volume de dados e transforma-los em informações relevantes para a empresa. Ou seja, é possível reunir os números de consumo do seu negócio pelo público alvo e converte-los em estratégicas de marketing, por exemplo
- Inteligência Artificial: é popularmente conhecida, e esses sistemas são capazes de aprender e executar algumas ações de acordo com o seu uso
- Internet de Comportamentos: através dela é possível realizar o monitoramento de situações comportamentais por meio de aplicativos, e para que isso seja feito é necessário o uso de Big Data e rastreamento de localização. O objetivo dela é utilizar os dados de interação entre pessoas e tecnologia para moldar seus comportamentos.
Onde é possível trabalhar?
Os cargos e profissões que circundam essa área é bastante vasto, atendendo as preferências e direcionamentos de todos:
- Programador: este é uma opção para quem não quer ficar sem emprego, já que as empresas sempre buscam esses profissionais. E é algo que não vai parar de crescer, já que hoje o uso de mobile por conta dos smartphones e tablets é intenso
- Arquiteto de TI: este profissional pode atuar como especialista de armazenamento de arquivos em softwares ou nuvem, sendo uma habilidade muito procurada e amplificada no mercado
- Gestor de projetos: o crescimento corporativo voltado para projetos integrados demanda de mão de obra qualificada em TI, e que além do conhecimento em tecnologia este também possua visão de mercado.
Qualquer tipo de profissão possui salário variável, isso ocorre por conta das oportunidades de terminada região do país e a especialidade do profissional.
Segundo o site Olhar Dital, o salário de quem trabalha com TI é 58% acima da média do mercado.
Os estados que mais valorizam esse profissional são: Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Gostou do conteúdo? Agora que você conhece mais sobre como e onde atuar na área de Tecnologia da Informação, por que não conferir mais conteúdo como esse no nosso blog?