Os profissionais de logística são fundamentais nessa cadeia e aqueles com conhecimento na área têm alta possibilidade de contratação, por exemplo.
Esse é um mercado aquecido e com muitas oportunidades de emprego.
Conheça mais informações sobre a carreira de Técnico em Logística.
Técnico em Logística: Conheça o curso!
Essas etapas não funcionam de forma simples, é necessária uma gestão qualificada, para que tudo se alinhe e o técnico está inserido em muitas fases dessa organização.
- Levantamento de fornecedores e como realizar cadastro de produtos e insumos
- Formas de realizar conferência
- Etapas da aquisição de materiais, equipamentos e outros itens
- Como funciona a organização e planejamento no Controle de Produção e Operação
- Fazer o cálculo do custo logístico
- Acompanhar a etapa dos transportes, seja no sistema de entregas ou o da logística reserva
- Realizar o monitoramento da armazenagem
- Como participar das atividades ligadas a administração de uma empresa
- Elaboração de relatórios vinculados ao inventário
- Principais softwares e tecnologias aplicadas no setor.
Os conteúdos das aulas se estruturam em conceitos da área, bem como do uso de exemplos das principais empresas do setor.
Sobre os estágios, nem todas as instituições de ensino obrigam os alunos a realizarem, se você é iniciante e busca esse tipo de inserção no mercado, consulte essa possiblidade.
Em boa parte dos estados brasileiros essa formação está disponível, algumas instituições se destacam, sobretudo, as mais tradicionais e aquelas que investem em tecnologias e quadro de docentes.
- Senac: o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece o formato presencial em suas unidades e também o curso de Técnico Logística EAD (Educação a Distância). O tempo de formação varia de 10 meses a 1 ano e meio, dependendo da modalidade que você escolher
- Institutos Federais (IF): nos IFs espalhados pelo Brasil também se oferta esse curso. Em muitas unidades é de caráter subsequente, ou seja, o aluno precisa ter cursado o Ensino Médio. O respaldo no currículo de cursar as formações dessas entidades federais, é a maior vantagem
- Grau Técnico: uma escola profissionalizante com estabelecimentos em muitas partes do país. Todos os seus cursos têm reconhecimento do MEC. A instituição também é uma das mais conceituadas atualmente
- Senai: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é outra importante instituição que forma profissionais da área de logística. Voltada para rotinas de indústrias, o Senai monta um perfil curricular do curso, vinculada às necessidades desse segmento
- Centro Educacional Anhanguera: a instituição oferece o EAD em Logística. Disponibiliza bolsas de estudo, além de participar de outros meios que facilitam o pagamento de suas mensalidades.
A dica é avaliar a nota do MEC que o curso obteve, além da proximidade com seu endereço, estrutura do estabelecimento e qualificação do corpo docente.
Onde trabalhar?
O estudante que se forma no curso de Logística pode trabalhar em empresas como:
- Indústrias em Geral
- Armazéns (estocagem de mercadorias, insumos, etc.)
- Centros de Distribuição
- Transportadoras em geral
- Setor de suprimentos
- Atacadistas
- Varejistas.
É bastante amplo o mercado para esse tipo de profissional, quem se forma em Logística pode atuar na parte administrativa também.
Muitos dos conhecimentos adquiridos se adequam a rotinas de gestão das empresas mencionadas na lista.
Se procura um curso com empregabilidade garantida, o Técnico em Logística é uma das melhores recomendações!
Quer conhecer mais opções de cursos e formações? Continue navegando no nosso blog!