Mesmo com avanço de algumas tecnologias, a contratação de profissionais se mantém em bons níveis.
Esses dois campos são bons exemplos de onde o Técnico em Eletrotécnica pode trabalhar, se você tem vontade de ingressar nessas áreas, fazer esse curso, confira esse artigo.
Técnico em Eletrotécnica: Conheça o curso!
Atualmente, algumas instituições oferecem o curso em três modalidades: EAD, presencial e semipresencial.
A matriz curricular varia de acordo com a ementa de cada instituição, mas, precisam seguir um currículo básico, estipulado pelos órgãos fiscalizadores.
- Eletricidade I
- Normas técnicas e reguladoras
- Medidas elétricas
- Eletrônica básica
- Instalações prediais
- Projetos elétricos especiais
- Máquinas elétricas
- Projeto elétricos industriais
- Automação
- Instalações de sistema elétrico de potência
- Manutenção elétrica predial e industrial
- Eficiência energética.
- Comunicação
- Inovação e empreendedorismo
- Metodologia de pesquisa
- Gestão de projetos
- Gestão de manutenção.
Para obter o diploma, o aluno deve apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Após isso, recebe seu certificado que é válido em todo o país (desde que a escola tenha autorização do MEC).
Em muitas cidades do país este curso está disponível, escolas públicas e privadas oferecem vagas para futuros eletrotécnicos.
- Uninter: disponibiliza a modalidade EAD com perfil curricular distribuído em 20 meses e com carga horária de 1.520 horas/aulas. A instituição tem sua sede no Paraná, seus cursos à distância estão liberados para pessoas de todo território nacional
- Senai: é uma das escolas profissionalizantes mais reconhecidas do país. Prepara jovens e adultos para atuarem na área industrial. Seu curso para formar eletrotécnicos é completo, e dividido em 4 módulos. É disponibilizado na categoria presencial e semipresencial. Em algumas unidades a prova de seleção é aplicada, devido ao número limitado de vagas
- Institutos Federais (IFs): são referência nesse tipo de formação. Contam com estruturas de ensino das melhores do país, além de professores com bastante experiência. Essas escolas técnicas federais, normalmente, ficam localizadas nas capitais dos estados; é necessário passar por processo seletivo para ingressar. Essas provas acontecem todos os semestres
- Grau Técnico: é uma instituição privada que oferece muitos cursos técnicos. Aqui o curso de eletrotécnica tem duração de 24 meses. Ao longo desse período o estudante participa de outras atividades para complementar o currículo, são ministradas palestras vinculadas à profissão. Além disso, o acesso a bibliotecas e laboratórios ficam disponíveis para os alunos
- Univates: outra escola particular que tem o curso de eletrotécnica. O currículo é dividido em 4 semestres, com 18 disciplinas. Tem foco na parte profissional, disciplinas de empreendedorismo não são abordadas.
Onde trabalhar?
Um técnico formado nessa área trabalha em segmentos como:
- Indústrias
- Assistência técnica (equipamentos eletroeletrônicos)
- Empresas de telecomunicação
- Geradoras e distribuidoras de energia elétrica
- Construção civil.
Suas atividades estão ligadas ao setor de manutenção, participando de serviços de manutenções elétricas, instalação de equipamentos industriais e de painéis elétricos.
É comum que o eletrotécnico atue como eletricista e até mesmo como técnico de manutenção, o que garante um caráter versátil para essa capacitação.
Sobre a remuneração, um iniciante recebe R$ 2.024,00 com mais experiência esse salário sobe para R$ 3.511,00.
Já se pensa numa etapa de formação seguinte, o eletrotécnico pode escolher Engenharia Elétrica ou Eletrônica, esse tipo de capacitação garante cargos gerenciais.
Conforme você viu, o curso de Técnico em Eletrotécnica exige estudo, mas, garante uma perspectiva profissional promissora.
Observe as escolas em sua região que têm essa formação, esse pode ser um passo relevante em sua carreira.
Quer conhecer mais profissões e cursos? Acompanhe nossos artigos do blog!