Publicidade
O curso de Sistemas de Informação forma profissionais que podem gerenciar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora da organização.
sistemas de informação
Além de gerenciar redes de computadores, os alunos aprenderão a criar, ajustar e instalar programas que facilitam a consulta de dados.

Sendo assim, ao final do curso, você estará pronto para planejar, organizar e desenvolver sistemas de processamento, armazenamento e recuperação de dados e poderá disponibilizar esses materiais aos usuários da rede.

Publicidade

No mercado de trabalho, os profissionais desta área podem atuar em uma empresa de tecnologia da informação (TI) ou qualquer outra empresa que utilize bancos de dados e redes.

Os tipos de formação no programa deste curso são: Bacharel, Licenciado, Tecnólogo e Pós-Graduado.

Publicidade

Conheça um pouco mais sobre a área Sistemas de Informação, inclusive o que é estudado no curso, quais são as possíveis áreas de atuação e qual a faixa salarial média desse profissional.

Sistemas de Informação: O que estudar?

De acordo com o “Programa Curricular Nacional” formulado pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de Sistemas de Informação devem incluir conteúdos básicos e técnicos envolvendo a área geral de informática, além de conteúdos específicos de sistema de informação.

Os cursos nessa área podem ter diferentes focos, como internet, banco de dados, negócios e gestão, e até comunicação e gestão.

Por isso, é aconselhável verificar a nota da instituição de ensino em que o aluno pretende cursar.

A duração média do grau de Bacharel é de 5 anos, o aluno deve apresentar um projeto de conclusão de curso e completar um mínimo de 300 horas de estágio.

Nessa área, você estudará como informações e dados são recebidos, manipulados e devolvidos por computadores e softwares.

Você irá aprender a criar, gerenciar e modificar programas e softwares utilizando linguagens de programação, bibliotecas, estruturas e bancos de dados.

Já as tecnologias e linguagens aprendidas variam de acordo com a universidade, geralmente, Java, C#, Python e JavaScript aparecem com frequência, juntamente com métodos ágeis, bancos de dados relacionais e SQL.

É importante lembrar que o que vale é aprender a construir código, projetar software e arquitetar soluções, independentemente das ferramentas.

Na verdade, parece o mesmo a todos os cursos de tecnologia da informação (TI).

Na maioria dos departamentos, os cursos de S.I. possuem diversas disciplinas como gestão, empreendedorismo e ética além de grades básicas como computação e algoritmos.

A disciplina é muito focada na gestão de projetos, não apenas no seu desenvolvimento, é comum ver as seguintes distinções:

  • Ciência da Computação: Mais acadêmico e mais baseado em matemática
  • Engenharia de Computação: Misturando software e hardware
  • Sistema de Informação: Software híbrido e gestão.

Sendo assim, você deve escolher a que mais se adeque às suas preferências, facilidades e necessidades para fazer o seu curso.

Onde trabalhar?

Profissionais desenvolvem sistemas e aplicativos, determinam interfaces gráficas, padrões ideais para navegação, montagem de estruturas de banco de dados e codificação de programas. Ele projeta, implanta e mantém sistemas e aplicativos.

Além disso, seleciona recursos de trabalho como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento.

Os profissionais estão envolvidos em TI e atividades relacionadas e estão presentes em todas as atividades econômicas, costumam trabalhar com contrato formal dia ou noite em ambiente fechado.

Pode trabalhar sozinho, com supervisão ocasional ou em equipes, em algumas profissões, o trabalho remoto é possível.

O salário médio de um tecnólogo em gestão de TI no Brasil é de R$ 7.276,93.

Estados com os maiores salários para ocupações de Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação.

Os gerentes de segurança de TI ganham em média R$ 18.335,14 no Brasil, esse salário pode variar de acordo com o país, empresa contratante e tempo de experiência.

Se vê que a área de Sistemas de Informação cresce cada dia mais no Brasil.

Publicidade

Acompanhe nosso blog e confira mais opções de profissões!

Publicidade