Dessa forma, profissionais dessa área podem criar campanhas publicitárias, criar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a identidade da marca, desenvolver estratégias de vendas e muito mais.
Os publicitários podem trabalhar no planejamento e desenvolvimento de produtos, projetar embalagens, criar conteúdo para rótulos e participar da seleção de formatos, cores e materiais que compõem um produto.
Em uma campanha ou comercial começa com a pesquisa e definição do público-alvo, o publicitário realiza pesquisas de mercado e traça o perfil do consumidor para que ele possa criar propagandas que alcancem o público desejado.
Confira mais informações a seguir sobre o curso de Publicidade e Propaganda, continue a leitura.
Publicidade e Propaganda: Onde estudar?
Tantas opções podem atrapalhar ao invés de ajudar na hora de escolher onde fazer um curso de publicidade.
É por isso que selecionamos você para instituições de ensino excelentes que são credenciadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):
- CENTRO DE EDUCAÇÃO ANHANGUERA (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (Distância)
- Centro Universitário UNIBTA
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Faculdade Cásper Líbero (FCL)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Universidade de Brasília (UNB).
A grade curricular deste programa é composta por disciplinas de português, permitindo que os alunos redijam textos gramaticalmente corretos e adequados ao público-alvo e à mídia de transmissão.
Também possui diversos cursos de utilização de técnicas de edição de texto, imagens e áudio e produção gráfica.
Durante a faculdade, os alunos aprendem os seguintes conceitos:
- Fotografia
- Processos de comunicação
- Ética
- Estratégias de vendas
- Arte e muito mais.
No final da graduação, os alunos devem realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs).
Mercado de trabalho
Principalmente nas grandes cidades, há boas oportunidades na área de agências de publicidade, promoção em feiras e congressos (o que acontece algumas vezes por ano) e marketing para empresas de médio e grande porte.
O mercado de publicidade online, nas redes sociais, marketing digital e e-commerce, também oferece uma excelente área de atuação e está em ascensão.
Vale ressaltar que o trabalho de um publicitário não termina quando vemos comerciais finalizados na TV, rádio ou internet.
Após o início da campanha, os anunciantes realizam pesquisas para avaliar o impacto nos consumidores.
Além das campanhas publicitárias, as campanhas eleitorais costumam ser elaboradas por profissionais da área.
Ele gerencia e desenvolve diretrizes para a equipe de comunicação e presta muita atenção em tudo, desde o visual que os candidatos escolhem (penteado, cores das roupas etc.) até as palavras que escolhem para sua declaração.
Portanto, o crescimento da internet e das redes sociais tornou necessário que as empresas ajustassem suas estratégias de marketing e comunicação com os clientes.
Como resultado, o mercado de profissionais especializados em desenvolvimento de campanhas de mídia social está crescendo.
Profissionais formados na área podem atuar em agências de publicidade e empresas privadas nos setores de marketing, comunicação ou vendas.
O setor público normalmente emprega esse profissional principalmente para atividades de advocacia do governo.
Além disso, dependendo da experiência, pode servir como assessor de imprensa ou oficial de relações públicas.
Gosta dessa área? Faça seu ingresso em algum curso de Publicidade e Propaganda e torne-se um profissional do ramo!
Continue navegando no nosso blog para acompanhar mais artigos!