Publicidade
Os cursos de Processos Gerenciais formam profissionais capazes de organizar e gerenciar empresas e negócios de forma eficaz.
processos gerenciais
Ao final do curso, os alunos estão capacitados para analisar e avaliar o mercado, definir estratégias de gestão e gestão de recursos da empresa.

No mercado de trabalho, os tecnólogos de processos de gestão podem atuar em qualquer ramo executivo de empresas de todos os portes, em consultorias ou como empreendedores em suas próprias empresas.

Publicidade

Muitos cursos técnicos são oferecidos na modalidade a distância (EAD) e podem ser cursados em qualquer lugar do Brasil com acesso à internet.

Outra vantagem desse tipo de curso é que ele tem duração menor do que o bacharelado.

Publicidade

Os tipos de formação no curso de processos de gestão são: técnicos especialistas e pós-graduados.

Se você se interessou, continue lendo para saber mais, inclusive quais são as áreas de atuação do profissional de Processos Gerenciais, o valor da remuneração, a grade curricular do curso, entre outras informações.

Processos Gerenciais: Conheça esse curso

Também conhecido como analista administrativo, a função primária de um técnico em Processos Gerenciais é analisar o ambiente interno e externo, formulando metas e estratégias de gestão.

Os graduados também são responsáveis por planejar, projetar, gerenciar e facilitar os processos e sistemas organizacionais de uma organização.

Especialistas técnicos desenvolvem e gerenciam processos logísticos, financeiros e de custos.

Assim, otimizam os recursos de uma organização por meio da melhoria de processos, facilitando o gerenciamento e a governança por meio de processos.

Apesar de ser considerado um mercado de trabalho amplo, há uma grande concorrência neste campo profissional.

É por isso que os tecnólogos são aconselhados a investir na pós-graduação para que possam se destacar e ter mais chances de alcançar o sucesso profissional dos seus sonhos.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos Superiores do Ministério da Educação (MEC), a duração mínima do curso de processo de gestão é de 1.600 horas.

As instituições de ensino devem fornecer às bibliotecas conteúdos específicos e atualizados e laboratórios de informática compatíveis com as atividades desenvolvidas.

O Instituto Nacional de Pesquisas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o currículo de acordo com as seguintes disciplinas comumente adotadas pelas faculdades:

  • Administração de Empresas
  • Planos de ação de gestão
  • Análise do desempenho financeiro dos processos de gestão
  • Gerenciar relacionamentos interpessoais no negócio
  • Gestão de processos organizacionais
  • Comportamento humano e organizacional.

O valor de um curso dessa área pode variar de acordo com a instituição de ensino, nas agências parceiras do Quero Bolsa você encontra uma mensalidade de R$ 24,00.

Onde posso trabalhar?

O mercado de trabalho para tecnólogos é considerado aquecido devido à crescente demanda neste campo.

Após concluir a graduação, o tecnólogo encontrará as maiores oportunidades de trabalho na área administrativa, pois esta é considerada sua área de maior conhecimento.

Para atuar no campo na forma exigida pela legislação federal, é necessário que o técnico especialista arquive o registro profissional do gestor no CRA (Conselho Administrativo Regional)

É possível atuar em:

  • Empresas de consultoria
  • Empresas de planejamento
  • Prestando consultas
  • Empresas de diversos setores de negócios, indústria e serviços
  • Institutos e centros de pesquisa e outros locais.

O salário médio de um tecnólogo no Brasil é de R$ 2.436,96.

Se você se interessou por esta carreira do profissional em Processos Gerenciais, então não perca tempo e comece a estudar para o vestibular ou procure a melhor instituição técnica que se adeque às suas necessidades.

Publicidade

Acompanhe, também, nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos!

Publicidade