Publicidade
Neste artigo você aprenderá o que é Gestão de Recursos Humanos, o que é essa profissão, quais as áreas que são possíveis de trabalhar, entre outras informações.
gestão de recursos humanos
Essa pode ser a área de atuação idela para você que tem perfil mais comunicativo e quer trabalhar com pessoas.

Continue a leitura e saiba onde você pode atuar ao se formar em Gestão de Recursos Humanos.

Gestão de Recursos Humanos: Conheça mais sobre a área!

Quem se forma em Gestão de Recursos Humanos tem a responsabilidade de construir relacionamentos benéficos para os funcionários e a empresa, encontrando um terreno comum que beneficie ambas as partes.

Publicidade

Para as organizações, as estratégias e os resultados desejados devem ser respeitados, enquanto para os funcionários, os benefícios e o desenvolvimento de carreira devem ser valorizados.

Através das técnicas de administração, recursos humanos e até mesmo psicologia e sociologia, podem ser encontrados pontos de melhoria e soluções para problemas para melhorar a gestão de RH.

Publicidade

Os salários nesta área variam de R$ 1.486,19 a R$ 6.132,00, dependendo do nível de qualificação do profissional e do porte da empresa.

Os trabalhadores de recursos humanos podem preencher vários cargos, como:

  • Consultoria de RH
  • Recrutar e selecionar gestores
  • Assistente de RH
  • Supervisionar ou analisar cargo, salário e ocupação
  • Analistas de treinamento e qualificação
  • Analista de RH
  • Diretor ou gestor de RH.

Existem inúmeras universidades ótimas para se cursar de Recursos Humanos, podemos indicar a Anhanguera e a Unicesumar, que possuem ensino tanto presencial quanto à distância.

Também, é possível conseguir bolsas de estudo e assim não pagar nada no curso ou até mesmo ganhar descontos.

Onde posso atuar?

Um profissional de RH pode escolher um papel generalista, que vai ter a responsabilidade de fazer várias atividades de gerir recursos humanos ou decidir se especializar em um dos muitos ramos.

Recrutamento e seleção

Nas grandes e médias empresas, muitas vezes existem equipes dedicadas a recrutar e selecionar novos profissionais.

Essa área tem a responsabilidade de realizar todo o processo seletivo da companhia, divulgar oportunidades, avaliar currículos, realizar entrevistas dinâmicas e pessoais, selecionar e contratar candidatos.

Dentre os impactos de recursos humanos, este é considerado um dos mais importantes para a organização.

Afinal, contratar funcionários que não atendem aos requisitos da empresa ou ao fit cultural pode prejudicar os negócios.

Departamento Pessoal

O DP cuida dos procedimentos legais e burocráticos que têm relação com os funcionários, toda a papelada que é preciso para contratar, fazer o pagamento, dispensar os funcionários é fornecida pelo RH.

Essa área faz a coordenação dos processos trabalhistas e previdenciários como folha de pagamento, horas, faltas, agendamento de férias, folgas, folgas, demissões, receber os vales-transporte e alimentação.

Treinamento e Desenvolvimento

Este campo é muito interessante para os trabalhadores de RH que estão intimamente ligados ao processo de educação e desenvolvimento pessoal.

Ela tem a responsabilidade de treinar os funcionários da empresa.

O gestor que atua nesta área analisa o perfil dos colaboradores, bem como as necessidades e habilidades desenvolvidas na companhia e sua cultura de organização.

Por meio do treinamento, são identificados pontos fortes a fortalecer e pontos fracos a eliminar.

Por meio dessa pesquisa, são criados programas de treinamento personalizados para que os colaboradores melhorem seu desempenho na companhia.

Ainda incentiva o treinamento fora da organização, os funcionários de gestão de RH recomendam aos colaboradores eventos interessantes, palestras e conferências organizadas por colaboradores ou companhias sócias.

Vantagens

Essa é outra vertente de destaque da gestão, pois uma política de remuneração sólida e que se alinhe à estratégia da companhia é essencial para garantizar um bom resultado nos negócios.

Essa área tem a responsabilidade de fazer definições e atualizações de remuneração de todos os funcionários da companhia.

É responsabilidade dos gestores fazer a verificação se todos os níveis de salário estão sendo atendidos, atentar para as políticas de remuneração e propor vantagens aos colaboradores.

Este é um ramo muito importante porque é um dos modos pelos quais as organizações devem atrair, valorizar e reter talentos na companhia.

Consultoria de RH

A empresa de consultoria de RH visa diagnosticar várias áreas de uma companhia.

Os profissionais podem realizar pesquisas de clima organizacional, mapear capacidades e comportamento, desenvolver estratégias para reter talentos e otimizar procedimentos com base na gestão pessoal.

Os consultores internos de RH assumem o domínio da companhia como clientes e buscam entender suas necessidades, gerar alternativas e ajudar a implementar as melhores soluções.

Pensando em fazer um curso de Gestão de Recursos Humanos? Não perca tempo! Faça uma pesquisa nas instituições de ensino mais qualificadas!

Continue navegando no nosso blog para saber mais informações sobre cursos!

Publicidade