O mapa heurístico ou diagrama em árvore é um método que permitirá criar uma representação gráfica das informações contidas em seus cursos para facilitar sua memorização.
Foi o psicólogo inglês Tony Buzan quem formalizou esse método e o tornou famoso na década de 1970, mas parece que suas verdadeiras origens não datam de ontem, pois remontam ao filósofo neoplatônico Porfírio de Tiro que viveu no século III.
Saiba como utilizar os Mapas Mentais nos seus estudos, continue a leitura.
Mapas Mentais: Como utilizar?
É um desenho que destaca todas as ligações existentes entre as ideias e o conceito real na realidade.
O mapeamento mental é uma solução inovadora que permite que você pense cuidadosamente sobre seus objetivos de vida, seja em nível pessoal ou profissional.
Esta é a maneira mais eficaz de ir diretamente à fonte das coisas mais importantes, liberando os pensamentos das restrições do que é chamado de pensamento linear.
Para muitas pessoas, o termo objetivo dá a chamada obrigação, quando as pessoas usam o termo, estão mais determinadas a cumpri-lo como uma promessa feita a si mesmas, a ser cumprida.
Qualquer coisa que seja mais interessante no trabalho, para uma melhor saúde, em termos de aprendizado, em um relacionamento amoroso ou mesmo em termos de entretenimento, pode ser registrado em seu mapa mental.
Embora uma infinidade de opções se apresente para a realização de um mapa mental, é recomendável focar em um projeto que seja próximo ao seu coração, pois muitos objetivos matam o objetivo.
Você também pode fazer um brainstorming e voltar a ele meses depois para fazer um balanço dos próximos passos.
- Melhor organização das ideias, o diagrama torna a classificação das ideias mais coerente e clara
- Um auxiliar de memória muito eficaz, você pode usar a ferramenta para revisar seus próximos exames desenvolvendo resumos dos objetivos a serem alcançados
- Uma ferramenta de síntese, para resumir uma situação ou um documento que você acabou de ler para manter o foco nas grandes ideias mais interessantes.
Ferramentas online para gerar mapas
Você tem a opção de usar um software para fazer seu mapeamento mental ou apenas usar papel e lápis.
Para começar, você terá que definir um assunto específico, dê um nome ao seu tópico enquanto o coloca no centro da sua planilha, em uma palavra-chave ou frase curta, dependendo de sua preferência.
Então você pode fazer um brainstorming ou ir direto ao cerne da questão, ou seja, fazer o mapa.
Para o brainstorming, pegue um pedaço de papel grátis e anote todas as ideias que vierem a você, sem ordená-las.
Uma vez que todas as ideias tenham sido inseridas e sua avaliação feita, você terá que escolher palavras-chave e classificá-las em ideias principais e secundárias.
Se você já tem uma ideia de tópico específico em mente, tudo o que você precisa fazer é fazer uma lista de ideias relacionadas ao tema e começar do centro para rastreá-las a partir das mais importantes.
- MindMaster
- XMind
- Coogle
- Canva
- Mindomo
- Mind Node.
Um tópico bem definido pode iniciar uma reação em cadeia de ideias relacionadas que o levarão à sua próxima grande inovação!
Quer saber mais sobre técnicas de estudo eficazes? Continue navegando no nosso blog!