Pensando em te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa área de atuação, hoje trouxemos este artigo, onde vamos falar um pouco sobre o que é e em quais áreas o profissional de Engenharia Mecânica pode trabalhar.
Engenharia Mecânica: Conheça essa área
O curso de engenharia vai preparar o estudante para ser capaz de exercer todas essas atividades e ainda prestar consultoria para diferentes empresas.
Quem se forma em engenharia vai trabalhar para criar máquinas, motores e outros produtos desse tipo.
Eles também podem trabalhar em empresas ou indústrias especializadas em fabricar aviões, carros ou motos.
O bom desse profissional é que ele é tão versátil que pode trabalhar em qualquer empresa que possua máquinas.
- Planejar uma máquina ou peça
- Testar o funcionamento das peças
- Criar e desenhar máquinas, mecanismos, entre outros produtos
- Fazer simulações para testar se seus projetos funcionarão como planejado
- Modificar ou melhorar um produto existente, caso ele não funcione como planejado
- Calcular as dimensões e tamanhos das diferentes partes de uma máquina, de acordo com as especificações.
Sua grade curricular tem muitas disciplinas das Ciências Exatas, como Física (Termodinâmica, Resistência dos Materiais) e Matemática (Cálculo, Álgebra).
Também, matérias voltadas para os processos industriais e produtivos, como Gestão da Manutenção e Processos de Fabricação, podendo variar de acordo com a universidade.
Para que o estudante esteja apto a se formar na área, normalmente, é necessário fazer um estágio supervisionado, além de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Hoje em dia, também é possível fazer o curso na modalidade semipresencial (a distância).
Em quais áreas trabalhar?
Além disso, o engenheiro mecânico pode trabalhar como pesquisador, projetista, gestor de tecnologia em pequenas, médias e grandes empresas.
Entre as áreas de atuação mais rentáveis temos:
- Automobilística: nesta área o engenheiro mecânico será responsável por elementos da cadeia de produção, que vão desde a gestão de produção, passando por projeto de componentes, sistemas de refrigeração, motores, suspensão e carroceria até a gerência de projetos e direção geral
- Bancos: por ter uma formação matemática, junto com a capacidade de análise e síntese, isso torna o engenheiro um excelente analista de mercado. É por isso, que bancos buscam por engenheiros mecânicos para trabalhar em áreas de análise de investimentos
- Metalúrgica: nessa área o engenheiro é responsável por fazer e conduzir projetos, organizar a produção, gerir suprimentos e recursos, comandar equipes e até mesmo gerenciar setores de projeto
- Petroquímica: na indústria petroquímica, além de ser responsável pelos equipamentos da planta e pela gestão das equipes, o profissional também pode desenvolver projetos com bombeamento, refino, processamento e distribuição de produtos petroquímicos
- Setor Público: em prefeituras e no governo estadual e federal, os profissionais podem atuar em setores de fiscalização e condução de obras, com ações para auxiliar no desenvolvimento regional, através de seus conhecimentos de projeto e gestão.
Se gostou do nosso texto, não esqueça de compartilhar com quem você acha que também pode se interessar pelo assunto e não deixe de acompanhar o nosso blog!