Infelizmente, em 2018, um total de 2.022 pessoas morreram por falta de segurança no trabalho ou por negligenciar as suas regras.

Sendo assim, saber sobre a Legislação e suas normas, procedimentos, atividades e práticas ligadas à segurança do trabalho, é uma questão de vida.

Como sabemos, todo cuidado é pouco a fim de evitar acidentes e doenças decorrentes das atividades laborais. Contudo, não dar importância pode ser pior.

Publicidade

Portanto, pensando nessa importância, a FINDES disponibiliza gratuitamente um curso EAD sobre segurança do trabalho.

Sendo assim, estudar segurança do trabalho é uma excelente oportunidade para aprender como preservar a sua saúde ou a de seus colaboradores.

Publicidade

O curso de segurança do trabalho engloba temas relacionados à prevenção de riscos e sobre a lei brasileira. Continue lendo nosso artigo e saiba mais!

EAD FINDES Curso de Empreendedorismo

A importância da Segurança do Trabalho

segurança do trabalho

Primeiramente, os números alarmantes dos acidentes causados no ambiente corporativo têm sido muito preocupantes. De acordo com um relatório da Organização Internacional de Trabalho, 5 mil trabalhadores morrem todos os dias devido a acidentes no trabalho. Preservar a segurança no ambiente corporativo não é só uma questão de respeito às leis, mas também de respeito à vida. Ela diminui despesas com a saúde, riscos de morte e até aumenta a produtividade.

Mas, e a relação entre empregados e patrões? Tenha certeza que ela só vai aumentar. Caso seja empresário, isso vai mostrar o quanto você se preocupa com a saúde daqueles nos quais se esforçam diariamente a fim de fazer a empresa crescer. Assim, seguir as regulamentações a respeito da segurança no trabalho se torna uma demonstração de empatia. Colaboradores saudáveis trabalham mais e produzem com qualidade.

Investir em Segurança do trabalho nunca é em vão

Primeiramente, investir em segurança do trabalho jamais será um gasto desnecessário. Pois, a despesa, caso um acidente ocorra, não pesará somente no bolso do empregado, mas também do empresário. Quer saber como? É provável que o empregado mova uma ação contra a empresa na justiça trabalhista civil ou talvez seja necessário pagar por indenizações, perca produtividade por ter um ou mais funcionários a menos, etc.

Mas a culpa não deve ser atribuída somente ao patrão. Muitos dos acidentes ocorrem por negligência desses trabalhadores também. Deste modo, é preciso conscientizar e treinar os colaboradores em relação ao bom comprimento das normas e práticas de segurança. Isso deve ser constantemente lembrado e supervisionado.

Sobre a FINDES

A FINDES é uma entidade na qual representa a indústria capixaba. Ela é composta de sete organizações nas quais trabalham em cooperação para o crescimento da indústria do Espírito Santo:

  • Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES);
  • Centro da Indústria do Espírito Santo (CINDES);
  • Serviço Social da Indústria (SESI/ES);
  • Instituto Euvaldo Lodi (IEL/ES);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/ES);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (IDEIES);
  • Instituto Rota Imperial (IRI).

Cada uma dessas organizações desempenham um papel de interesse estratégico para a indústria capixaba nas seguintes áreas: educação e qualificação, desenvolvimento industrial, saúde e lazer, além da representação institucional e difusão tecnológica.

EAD FINDES de Segurança do Trabalho

Portanto, caso tenha muito pouco tempo a fim de se dedicar a um curso, não se preocupe. Você mesmo pode fazer o seu horário no EAD da FINDES. Essa instituição dá a possibilidade de se formar em Segurança do Trabalho no prazo de 30 dias a partir do momento da inscrição, mesmo tendo carga horária de 14 horas.

Dessa forma, para você poder administrar bem os seus estudos, os organizadores recomendam reservar pelo menos 50 minutos do seu dia. Dedique-se bastante e faça anotações ao longo das aulas, pois a certificação só é obtida após 60% de aproveitamento. O certificado é gerado online.

Conteúdo do curso

O conteúdo de segurança do trabalho visa levar as pessoas a ter uma visão mais crítica sobre os riscos e perigos no local de trabalho. Assim, ele aborda temas como:

  • Acidentes e Acidentes do Trabalho e suas Consequências;
  • Riscos Ambientais e Prevenções;
  • Organização do Local de Trabalho;
  • Princípios de Higiene e Saúde Pessoal e Ambiental;
  • Normas Regulamentadoras;
  • NR-23 – Prevenção de Combate a Incêndios;
  • Equipamentos de Proteção;
  • Primeiros Socorros.

Como se inscrever no EAD Segurança do Trabalho?

As inscrições do EAD Segurança do Trabalho são abertas todo início de mês e ficam disponíveis até o limite de vagas se esgotar. Basta acessar o site do SENAI no período, criar sua conta e seguir todos os passos a fim de concluir a matrícula. Sendo assim, será preciso incluir dados como: CPF, RG, endereço residencial e outros.

Indo além da FINDES

Se você se interessa muito pelo tema de Segurança do Trabalho e deseja se aprofundar, existe a possibilidade de atuar nessa área. O SENAI oferece curso técnico gratuito de segurança do trabalho pelo PRONATEC. O curso dura em torno de 2 anos, com aulas de segunda a sexta. As únicas exigências são:

  • Ter concluído ou estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio;
  • Apresentar original e fotocópia de documentos onde comprovem escolaridade, residência (atualizado) e identidade (CPF, RG, Título de Eleitor);
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Foto 3X4 recente;
  • Cédula de nascimento ou casamento;
  • Documento militar, se for do sexo masculino;
  • Ser aprovado na avaliação.

Um técnico de Segurança no trabalho atua elaborando plano de prevenção de acidentes, organizando treinamento dos trabalhadores em relação ao uso de equipamentos e práticas de risco, fazendo inspeção do ambiente a fim de encontrar possíveis riscos, emitindo laudos médicos, fazendo palestras, etc.

O profissional pode trabalhar em diversos tipos de empresas: hospitais, grandes empresas estatais, extração, construção civil, etc. Portanto, tenha sempre em mente que prevenir é sempre melhor do que remediar. Sendo assim, nunca pense que isso é perda de tempo investir em aprender sobre como evitar futuros problemas concernentes à segurança do trabalho.

Não espere acontecer uma tragédia para só assim agir. Gostou desse conteúdo a respeito do curso de Segurança do Trabalho? Continue acompanhando nosso blog e não fique de fora perdendo dicas como essa. Mas, aproveite e compartilhe também com amigos, conhecidos ou família através das redes sociais.

Conheça os Cursos Gratuitos EAD UFG 2021!