Quer saber mais sobre isso? Basta continuar a leitura para conhecer quais são os cursos menos concorridos nas faculdades.
Cursos menos concorridos
Gestão Ambiental (FURG)
Esse foi o curso com a menor nota do SISU no ano de 2020, a nota exigida para prestar esse curso, disponível na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na cidade de São Lourenço do Sul (RS) foi de somente 473,94.
Matemática
O curso de Matemática não costuma exigir notas tão altas de seus estudantes.
No ano de 2020, por exemplo, a Universidade Federal do Mato Grosso teve como nota de corte 508,68.
Essa não foi sequer a menor nota para se entrar no curso de matemática, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) exigiu somente 495,99 de nota para permitir a entrada dos estudantes.
Porém a menor nota de todas coube à Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), para entrar nessa universidade, o estudante precisava apenas de 493,71.
Outros cursos correlatos também possuíram uma nota de corte bem baixa, o curso de Ciências Exatas, da Fundação Universidade Federal do Pampa, teve como nota de corte 508,96 no primeiro semestre do ano de 2020.
Seguindo o mesmo caminho, o curso de Ciências Naturais e Matemática, fornecido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve por nota de corte 510,38 no mesmo ano.
Química
Química também é um curso pouco exigente em questão de nota de corte, no ano que estamos analisando, a nota para entrar na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi de 513,92.
A menor nota do país para o curso de Química coube à Universidade Federal do Mato Grosso, que é ministrada em Pontal do Araguaia (MT). Para ingressar nessa faculdade, o aluno precisaria ter uma nota de 503,8.
É importante lembrar que a nota de corte varia todos os anos, para cada curso depende dos alunos que se inscreveram para aquela determinada faculdade.
Para facilitar, vamos imaginar um curso que abriu somente uma vaga, o aluno com maior nota que se inscreveu conseguiu tirar 700 no ENEM, isso significa que a nota de corte daquele curso é 700.
A mesma lógica se aplica a um curso de 30 vagas, se a menor nota foi 700 significa que para alguém conseguir entrar naquela faculdade precisa tirar mais do que 700, quando essa pessoa se inscrever, o último colocado vai perder a sua vaga.
É importante ter isso em mente para deixar claro que a informação que passamos nesse texto não é absoluta, ela se baseia no histórico de notas dos anos anteriores, os cursos aqui apresentados foram fáceis de entrar, mas, não significa que serão hoje em dia.
Ainda, é importante entender que cada faculdade tem a sua nota de corte, a lógica é exatamente a mesma, vai depender dos alunos que se inscreveram no curso em questão, naquela faculdade específica.
Como se calcula a sua nota no SISU?
No ENEM, o estudante é avaliado em cinco diferentes áreas de conhecimento:
- Ciências da Natureza
- Ciências Humanas
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Redação.
Para cada uma dessas áreas de conhecimento, o estudante vai ter uma nota, a sua média será a soma de todas essas notas dividido por cinco.
Se você pretende prestar História, uma boa nota em Ciências Humanas é muito mais valiosa do que em Matemática e suas Tecnologias.
Para cada curso, as áreas de conhecimento têm pesos diferentes, se você conseguiu uma boa nota em uma das áreas, vale a pena pesquisar um curso que dê um peso maior à sua matéria mais forte.
É possível identificar os cursos que possuem uma nota de corte baixa, o que permite que estudantes que não foram tão bem na prova ingressem na faculdade.
É aqui que os cursos menos concorridos podem aparecer como uma opção para quem não quer ficar sem prestar uma graduação.
Gostou desse artigo? Confira novos textos, acesse o nosso blog!