Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a segurança cibernética. Uma das profissões mais requisitadas de um futuro não muito distante.

Pois, uma pesquisa realizada pelo Laboratório Dfndr, em 2018, constatou que o Brasil é o segundo país no qual mais sofre ataques cibernéticos.

Dessa forma, esse dado se repetiu no ano de 2019.

Publicidade

Com os dados dessa pesquisa, já evidenciamos como a segurança cibernética e o profissional dessa área é extremamente importante para a seguridade online.

Já contamos um pouco sobre como a área de proteção cibernética é importante, mas vamos tirar outras dúvidas sobre esse curso.

Publicidade

Portanto, se quer saber mais sobre esse assunto, você encontrou o local certo!

Todos os cursos gratuitos da Ceprocamp

O que é segurança cibernética?

Existe a ideia de cibernética estar restrita ao uso de tecnologias. Mas, não é bem assim. Afinal, o que seria da tecnologia sem a ação das pessoas, certo? A segurança cibernética pode ser descrita como todos os processos nos quais objetivam proteger um sistema de ataques cibernéticos. Sendo assim, essa vertente faz parte da chamada Segurança da Informação. Vale destacar, a Segurança Cibernética e a Segurança da Informação (SI) não são a mesma coisa. A primeira é mais específica e faz parte da segunda. A segunda tem uma definição e um objetivo mais amplo. Portanto, a segurança cibernética é, dessa maneira, a ciência na qual visa proteger e prevenir os ataques cibernéticos.

Publicidade

segurança cibernética

O que são ataques cibernéticos?

Ataques cibernéticos são aqueles realizados com o intuito de invadir sistemas para roubar dados, dinheiro e até mesmo informações confidenciais de países. Sendo assim, eles visam obter informações do jurídico, econômicas, de armamento nuclear, etc. Portanto, esses ataques são temidos não apenas por cidadãos, mas por empresas e por governos de todo o mundo. Por isso, a segurança cibernética deve caminhar lado a lado com as novas tecnologias, a fim de evitar brechas para esses ataques. Com isso, a cada dia se torna mais importante a atuação do profissional de segurança cibernética.

A profissão de Segurança Cibernética

Primeiramente, há uma forte tendência do mercado em se abrir aos profissionais de segurança cibernética. Pois, pessoas mal intencionadas buscam inúmeras maneiras de roubar informações. Logo, as empresas optam por investir em proteger suas redes e evitar, então, um prejuízo muito maior. O profissional de segurança cibernética atua nos controles de segurança de redes, servidores, aplicativos etc. A forma como isso será feito depende muito de cada sistema e de cada empresa. A faixa salarial de um profissional de cibernética pode variar entre 2.500 a 11 mil reais, dependendo do nível de escolaridade, região e tamanho da empresa. Dentre as profissões onde atuam na área de segurança cibernética, destacamos:

  • DevSecOps;
  • Ser especialista em engenharia de segurança de aplicações;
  • Engenheiro de segurança de rede;
  • Gerente de segurança da informação;
  • Engenheiro de segurança cibernética.

Esses são cursos onde a atuação é voltada para quem possui nível superior. Mas não apenas esses podem trabalhar com segurança cibernética. Portanto, quem ainda não está ou não tem nível superior pode investir em cursos profissionalizantes a fim de aprender conceitos básicos e até mesmo atuar na área. Por isso, a fim de ter esse conhecimento, nada melhor do que investir em um curso no qual dá propriedade para essa atuação.

EAD SENAI é a melhor opção?

Na hora de aprender, a melhor opção é buscar escolas nas quais sejam reconhecidas pelo mercado de trabalho. Esse é o caso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI, como é mais conhecido pelos brasileiros. O SENAI oferece uma infraestrutura com laboratórios, portanto, além das aulas teóricas, também existirão aulas práticas. Os professores são qualificados e a maioria deles também atuam no mercado. Com o curso de segurança cibernética você aumenta as suas chances de entrar no mercado de trabalho.

O que você vai aprender nesse curso EAD do SENAI?

O curso de Aperfeiçoamento Profissional em Conceitos Básicos de Proteção Cibernética vai te proporcionar um diploma num curto prazo de tempo. Dessa forma, ao conquistar este certificado de aprendizagem, você vai aprender alguns conceitos fundamentais dessa área. Sendo assim, alguns deles são:

  • Segurança cibernética: um mundo de especialistas e criminosos;
  • O cubo de segurança: às três dimensões do cubo de segurança cibernética;
  • Ameaças, vulnerabilidades e ataques: Malware e código malicioso;
  • A arte de proteção de segredos: Criptografia;
  • A arte de garantir integridade: Tipos de controle de integridade de dados;
  • O conceito dos cinco noves: Alta disponibilidade;
  • Proteção de um domínio de segurança cibernética: Defesa de sistemas e dispositivos;
  • Como se tornar um especialista em cibernética: domínios de segurança cibernética.

Após a conclusão desses assuntos, certamente, você terá uma nova visão da área, do mercado e conseguirá trilhar a sua caminhada profissional. Sendo assim, estará pronto para se tornar uma referência na área e conquistar o emprego desejado.

Quais os requisitos para se inscrever no EAD do SENAI?

Sendo assim, caso isso tenha despertado o seu interesse, é hora de começar os seus estudos. De modo a realizar a matrícula no SENAI, além de ficar atento ao período onde existem turmas abertas, você precisa ter:

  • Registro de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Ter, no mínimo, o Ensino Médio Incompleto.

Se você atende a esses requisitos, não perca mais tempo! Aprenda algo novo e atue numa área profissional onde está em constante crescimento! Portanto, acesse o site do Senai e encontre esse curso e inscreva-se agora mesmo! Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos, dessa forma eles podem fazê-lo junto com você!

Confira os Cursos Gratuitos da Faetec