Embora a maioria dos métodos de marketing seja voltada para a venda de bens ou serviços, o “produto” no marketing social é relacionado ao comportamento humano.
Essa ideia pode ser ilustrada pela citação do Gerhard Weibe, sendo ela: “Por que você não pode vender fraternidade e pensamento racional como se vende sabão?”.
Sendo assim, o objetivo das campanhas de publicidade social é promover ideias nas quais incentivam comportamentos positivos.
Por exemplo, cuidar do meio ambiente, usar cinto de segurança ou desencorajar comportamentos negativos (excesso de velocidade ou fumar em áreas públicas).
Dessa forma, o marketing social “vende” o bem-estar da sociedade, sendo assim, trata-se de uma publicidade a fim de promover bons comportamentos.
Existem muitas campanhas de marketing social e instantaneamente reconhecíveis onde muitas pessoas não reconhecem como marketing.
Quando essas campanhas são bem feitas, o marketing social pode ser uma força poderosa e eficaz a fim de realizar mudanças verdadeiras e positivas.
Quem implementa o marketing social?
O marketing social é usado principalmente por organizações sem fins lucrativos, fundações de caridade, departamentos de estradas públicas e agências governamentais. Também é utilizado por serviços de emergência, como polícia e bombeiros. Algumas organizações comerciais também ocasionalmente usam estratégias de marketing social. Sendo assim, organizações sem fins lucrativos e fundações de caridade empregam marketing social de modo a aumentar a conscientização, promover várias causas e encorajar contribuições do público.
O marketing social fornece uma maneira de informar e envolver as pessoas nas quais as organizações de caridade não seriam capazes de alcançar através de canais de marketing mais tradicionais. Essa estratégia também ajuda as campanhas de caridade a se espalharem mais rapidamente e atingir um mercado global mais amplo. Nas agências do setor público, o marketing social é usado para encorajar as pessoas a seguir regras e regulamentos e praticar comportamentos seguros gerais. Por exemplo, os departamentos de polícia fazem campanhas com slogans como “Aperte o cinto para o resto da vida” e “Clique ou passe”.
Dessa forma, encorajando as pessoas a usarem seus cintos de segurança – mostrando as recompensas positivas pela ação (salvar vidas) ou as consequências negativas por ignorar a lei (obter alguma multa de trânsito). As agências governamentais usam o marketing social não apenas para encorajar comportamentos legais, como observar a idade para beber. Mas também a fim de promover o bem-estar geral da sociedade. Existem várias campanhas de marketing social do governo, nas quais são destinadas a informar o público sobre questões sobre segurança alimentar, doenças sexualmente transmissíveis e higiene pessoal.
Contudo, nas grandes organizações comerciais, o marketing social costuma ser eficaz quando se trata de estimular o interesse, a participação e as doações destinadas às fundações de caridade nas quais elas apoiam.
Qual a importância do Marketing Social?
Primeiramente, é importante usar plataformas nas quais são comumente usadas pelos clientes a fim de alcançar seu público-alvo com uma taxa mais eficaz. Nada pode ser melhor que essas redes de mídia social, onde a maioria dos usuários passa grande parte do seu tempo. Sendo uma empresa nas redes sociais, pode-se tirar o máximo proveito dos hábitos desses consumidores, ajudando a criar alguns leads importantes. Esses canais de mídia social ajudam a atrair os clientes certos com as informações certas no momento certo e a mostrar seu produto ou marca aos clientes em potencial.
Sendo assim, dessa maneira funciona o mecanismo de tais sites de mídia social. Ele dá a chance de tirar o máximo proveito de suas estratégias de marketing de mídia social. Ter presença online como uma empresa em qualquer um dos fóruns de mídia social, como Facebook ou Instagram. Sendo assim, é uma ótima maneira de interagir com seu público e realmente se conectar com eles em um nível pessoal. Dessa forma, isso dá a chance de contar sua história a todos os seus seguidores e inspirá-los através de seu sucesso ou fracassos passados. A mídia social é um lugar onde interage com seu público dando mais exposição e ajuda a entender melhor seu público.
Vantagens de aplicar na sua empresa
Seus clientes poderão conhecê-lo e se relacionar com suas histórias em um nível mais pessoal. Portanto, isso é exatamente o que você precisa a fim de ser um empreendedor neste mundo conectado digitalmente. Pessoas nas quais não conhecem sua empresa, podem achar intrigante saber de qual forma foi construído o seu negócio. Assim, através dessas postagens, pode criar consciência de marca sobre o quão duro você trabalha a fim de tornar seus sonhos realidade. Isso adiciona mais significado à sua marca, e os clientes a amarão mais quando virem a realidade dos negócios. Mas, a fim de ter certeza de que sua história será ouvida e espalhada com mais rapidez, convém trabalhar em seu conteúdo de modo a ser apropriado o suficiente a fim de impressionar o público.
EAD Senac Marketing Social
O curso EAD Senac Marketing Social tem o objetivo de formar profissionais em Marketing Social. Dessa forma, desenvolvendo todas as estratégias mencionadas acima assim como todas as ferramentas relacionadas ao Marketing Social. Portanto, fazendo isso de forma única para poder alcançar os melhores resultados pessoais ou aplicados ao ambiente empresarial.
Pré-requisitos
Entre os pré-requisitos básicos, o aluno precisa ter a idade mínima de 16 anos completos e a escolaridade mínima é o ensino médico completo. Ter conhecimentos relacionados ao marketing e ter acesso a um dispositivo com internet se fazem necessários.
Temas abordados no curso
Entre os temas abordados no curso, encontrará os conceitos e aplicação do Marketing Social, conceitos de comércio. Além disso, vai estudar a respeito da responsabilidade social, elaboração de projetos e assuntos relacionados a diversas ferramentas de comunicação.
Como se inscrever nesse curso EAD?
Para se inscrever no curso EAD Senac Marketing Social basta entrar na página oficial do EAD SENAC e acessar o site do curso. Ao acessar o site, basta ler todas as informações e clicar em “Inscreva-se” e seguir todos os passos até a matrícula, trata-se de um processo simples. Qualquer dúvida, pode entrar em contato através dos canais disponibilizados pelo site.