Publicidade
Neste artigo, você descobrirá como realizar o Curso de Vigilante, quais as outras funções que o profissional dessa área pode ter e qual a remuneração, entre outras informações importantes.
curso de vigilante
Caso você não saiba, um vigilante é o profissional responsável por assegurar a integridade física e/ou material de uma pessoa, empresa, atividade ou estabelecimento.

Ele pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e deve fazer cursos profissionalizantes para melhor atuar na área desejada.

Publicidade

Os vigilantes podem ser empregados em segurança privada (como guarda-costas), escoltas armadas, transporte de valores, segurança em grandes eventos, estabelecimentos bancários e corporativos como shopping centers, prédios residenciais e de escritórios, universidades e hospitais.

Há também guardas pessoais, que proporcionam proteção e segurança física para artistas, políticos, atletas, líderes religiosos e demais indivíduos que necessitem de acompanhantes.

Publicidade

Entenda a seguir como funciona o Curso de Vigilante e quanto ganha um profissional da área.

Curso de Vigilante: O que é?

Todos os guardas de segurança que trabalham para companhias de segurança de patrimônio devem passar pelo Curso de Vigilante.

Dependendo da carga ou do nível de perigo enfrentado pelo objeto protegido, a carga horária será maior, pois há mais disciplinas para estudar e praticar.

Este tipo de curso confere ao funcionário as competências, competências e credenciais necessárias para que possa especializar-se nas atividades de monitorização do património em todo o país.

As ocupações de quem se forma nesse curso permitem se formar e se atualizar em ramos como segurança pessoal privativa (guarda-costas) e segurança de eventos grandes.

Para se especializar, é necessário realizar curso de extensão específico e fazer curso de atualização.

Isto irá garantir a qualidade da educação e treinamento do pessoal de segurança e a segurança da propriedade.

A área de atuação para vigilante e segurança é diversificado, pode funcionar em shoppings, instituições públicas, companhias particulares, centro de distribuição, instituição de ensino, organizadores de eventos e muito mais.

Os candidatos interessados em fazer curso de formação em segurança devem ter no mínimo 21 anos e Ensino Fundamental completo além de comprovar uma boa ficha criminal, você também deve conhecer sua obrigação civil e militar.

Deve estar em boas condições físicas e mentais e passar por exames técnicos médicos e psicológicos, as mulheres podem e devem realizar este curso.

A instituição precisa emitir o certificado de conclusão do curso de formação dentro do prazo legal e encaminhá-lo à Polícia Federal junto da documentação de referência.

Cada instituição de treinamento que oferta cursos de vigilante é diferente, mas os profissionais devem cumprir uma carga horária pesada nos estudos teóricos e prático dos seguintes assuntos:

  • Conceito de segurança particular
  • Direito aplicado e direitos humanos
  • Relacionamento interpessoal no trabalho
  • Sistema de segurança pública
  • Primeiros socorros
  • Educação física
  • Defesa pessoal armas e tiro
  • Comunicação via rádio
  • Segurança eletrônica
  • Criminologia
  • Habilidades de entrevista prévias
  • Uso progressivo da força
  • Gestão de crises.

Onde é possível atuar?

Os vigilantes têm uma ampla gama de atividades e podem ser realizadas por meio de concursos públicos, como bancos, órgãos públicos, órgãos governamentais e legislativos ou universidades.

Os profissionais também podem atuar no setor privado, corporações, apartamentos residenciais, hotéis, edifícios corporativos e complexos comerciais, bancos privados, universidades privadas, casas noturnas e grandes eventos como festivais, shows e festas.

Também, é possível que os guardas trabalhem no setor privado, cuidando da integridade física de pessoas que precisam de escolta policial, como celebridades ou não.

O trabalho de um guarda de segurança envolve muita responsabilidade e muito risco, seja protegendo prédios ou protegendo pessoas, os profissionais acabam enfrentando a incerteza do dia a dia.

Publicidade

Atualmente, no Brasil, seu salário médio varia de R$ 1.000,00 a R$ 2.200,00 em relação aos dados de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Agora que você já conhece o Curso de Vigilante já é possível perceber se é uma profissão que tem ou não a ver com você.

Gostou desse artigo e quer conferir mais profissões? Continue navegando no nosso blog!

Publicidade