Ele pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e deve fazer cursos profissionalizantes para melhor atuar na área desejada.
Os vigilantes podem ser empregados em segurança privada (como guarda-costas), escoltas armadas, transporte de valores, segurança em grandes eventos, estabelecimentos bancários e corporativos como shopping centers, prédios residenciais e de escritórios, universidades e hospitais.
Há também guardas pessoais, que proporcionam proteção e segurança física para artistas, políticos, atletas, líderes religiosos e demais indivíduos que necessitem de acompanhantes.
Entenda a seguir como funciona o Curso de Vigilante e quanto ganha um profissional da área.
Curso de Vigilante: O que é?
Dependendo da carga ou do nível de perigo enfrentado pelo objeto protegido, a carga horária será maior, pois há mais disciplinas para estudar e praticar.
Este tipo de curso confere ao funcionário as competências, competências e credenciais necessárias para que possa especializar-se nas atividades de monitorização do património em todo o país.
As ocupações de quem se forma nesse curso permitem se formar e se atualizar em ramos como segurança pessoal privativa (guarda-costas) e segurança de eventos grandes.
Para se especializar, é necessário realizar curso de extensão específico e fazer curso de atualização.
Isto irá garantir a qualidade da educação e treinamento do pessoal de segurança e a segurança da propriedade.
Os candidatos interessados em fazer curso de formação em segurança devem ter no mínimo 21 anos e Ensino Fundamental completo além de comprovar uma boa ficha criminal, você também deve conhecer sua obrigação civil e militar.
Deve estar em boas condições físicas e mentais e passar por exames técnicos médicos e psicológicos, as mulheres podem e devem realizar este curso.
A instituição precisa emitir o certificado de conclusão do curso de formação dentro do prazo legal e encaminhá-lo à Polícia Federal junto da documentação de referência.
- Conceito de segurança particular
- Direito aplicado e direitos humanos
- Relacionamento interpessoal no trabalho
- Sistema de segurança pública
- Primeiros socorros
- Educação física
- Defesa pessoal armas e tiro
- Comunicação via rádio
- Segurança eletrônica
- Criminologia
- Habilidades de entrevista prévias
- Uso progressivo da força
- Gestão de crises.
Onde é possível atuar?
Os profissionais também podem atuar no setor privado, corporações, apartamentos residenciais, hotéis, edifícios corporativos e complexos comerciais, bancos privados, universidades privadas, casas noturnas e grandes eventos como festivais, shows e festas.
Também, é possível que os guardas trabalhem no setor privado, cuidando da integridade física de pessoas que precisam de escolta policial, como celebridades ou não.
O trabalho de um guarda de segurança envolve muita responsabilidade e muito risco, seja protegendo prédios ou protegendo pessoas, os profissionais acabam enfrentando a incerteza do dia a dia.
Atualmente, no Brasil, seu salário médio varia de R$ 1.000,00 a R$ 2.200,00 em relação aos dados de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
Gostou desse artigo e quer conferir mais profissões? Continue navegando no nosso blog!