As provas dos concursos envolvem muitas matérias, o fato de serem fáceis não invalida a necessidade de estudar e ter uma rotina de estudos adequada.
Confira a seguir algumas opções de concursos mais fáceis de passar.
12 concursos mais fáceis de passar
ANA
As posições de Consultor exigem conhecimentos técnicos específicos, um mínimo de experiência e formação superior, o que resulta num reduzido número de candidatos.
ANS
É o órgão que fiscaliza o mercado de planos de saúde no Brasil, possui prova específica para cargos de nível superior.
Ancine
Essa é uma agência reguladora responsável pela promoção, fiscalização e regulação do mercado audiovisual e cinematográfico brasileiro.
Geralmente, o processo de seleção envolve testes em perguntas objetivas e há requisitos de ensino superior.
ANEEL
Essa agência tem por finalidade examinar a comercialização de energia elétrica, a distribuição, a transmissão e os serviços de geração.
Enquanto os testes de proficiência de habilidades são mais competitivos, os cargos profissionais exigem ensino superior.
Anatel
Essa agencia é um regulador responsável por promover o desenvolvimento das telecomunicações no Brasil, com base em uma estrutura eficiente e moderna, capaz de oferecer serviços adequados a preços justos.
A competição por candidatos de alto nível inclui testes objetivos, testes de discurso e análise de títulos, reduzindo a concorrência.
BNDES
Este é um banco de desenvolvimento usado pelo governo federal como veículo de investimento e financiamento de longo prazo nos mais variados setores da economia nacional.
O ingresso efetivo no BNDES ocorre por meio de licitação aberta e enquadramento de registro, sendo necessário treinamento específico para cada cargo.
Conab
Esta é uma empresa pública responsável por garantir a regularidade nutricional, a segurança alimentar e do abastecimento.
Defensoria Pública
A DPU é um órgão institucional encarregado de exercer a orientação jurídica e defender as necessidades do país perante o judiciário.
Enquanto, o cargo de defensor público federal é um dos mais concorridos do país, pagando cerca de R$ 16 mil, alguns concursos de DPU de nível superior tendem a ser mais fáceis de passar.
Financiadores de pesquisas e projetos
A Finep é uma instituição pública que visa salvaguardar o desenvolvimento econômico e social do Brasil, promovendo inovação, tecnologia e ciência, abertamente em instituições privadas ou públicas.
Como os requisitos descritos no edital da Finep envolvem conhecimentos específicos em inovação, os exames geralmente são menos competitivos.
Fundação Biblioteca Nacional
Ela é considerada a maior biblioteca da América Latina.
O concurso aberto para ingresso inclui um teste com perguntas objetivas e estudos de caso expositivos sobre temas específicos da natureza técnica de cada cargo.
É projetado para cargos menos populares, como bibliotecários e arquivistas.
Ibama
Este órgão federal está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente.
Suas responsabilidades incluem assegurar a implementação da política nacional de meio ambiente e realizar atividades voltadas à proteção e proteção do patrimônio natural.
As provas objetivas do concurso incluem conhecimentos específicos e básicos, candidatos bem preparados têm maiores chances de passar.
ICMBio
O ICMBio é um órgão ambiental vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, responsável por implementar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e promover e implementar programas de conservação, pesquisa e proteção da diversidade biológica.
Para cargos de nível superior, o currículo exigido para o concurso contém conhecimentos técnicos muito específicos.
Agora você já conhece alguns concursos mais fáceis de passar e que possuem menos concorrentes, basta escolher qual participar e se preparar para ele.
Acompanhe mais informações sobre concursos no nosso blog!