Essa medida pode te ajudar a crescer profissionalmente.
Bolsa de estudo SENAI: Como funciona?
As bolsas estão sempre cheias se você estiver interessado em cursos de aprendizagem industrial e técnica ou cursos livres de mais de 160 horas.
Algumas bolsas são concedidas para cursos avançados cobrindo apenas um curso de graduação.
Os cursos gratuitos, presenciais ou a distância, são ideais para quem deseja aprender por meio de atividades práticas, deseja cursos de curta duração (média de 185 horas) e finalmente está pronto para atuar em áreas industriais ou similares.
Proporcionar educação profissional e técnica às pessoas e desenvolver a competitividade industrial do Brasil são os objetivos das bolsas do SENAI.
A instituição tem uma história de mais de 70 anos e é uma iniciativa da Confederação das Indústrias Nacionais (CNI), que é reconhecida como uma das cinco maiores instituições do mundo e um dos maiores modelos educacionais da América Latina.
Mais de 64,7 milhões de funcionários passaram pela organização e estão capacitados para detectar tendências que podem determinar a direção do setor.
A grande demanda para estudar o setor industrial por meio dos cursos gratuitos do SENAI vem do atendimento às necessidades do mercado de trabalho, que busca trabalhadores com habilidades específicas, alguns dos quais até carecem de talento profissional.
Teoria em sala de aula, prática em oficinas e laboratórios modernos, além de exposição à inovação, tecnologia, realidade aumentada 3D e equipamentos de última geração, simulam a futura prática profissional.
O SENAI também está comprometido com a inclusão social e educacional, priorizando a formação profissional totalmente gratuita para pessoas de baixa renda, ampliando o acesso a toda a população por meio de bolsas.
Quem não puder cursar um desses cursos poderá receber bolsa integral ou parcial em uma das unidades escolares da organização.
Aqueles que se beneficiam da experiência de bolsas do SENAI obtêm uma sólida formação e qualificação profissional ou técnica ao concluir o programa.
Cursos disponíveis no SENAI
Caso o número de candidatos ultrapasse o total de vagas, a classificação será feita com base nos seguintes critérios:
- Situação de emprego, os desempregados são preferidos
- Escolaridade, com preferência aos que possuem ensino médio completo, em seguida, aos que estão cursando o ensino médio, até o mínimo de escolaridade exigido para participar do programa
- Renda, onde são priorizados os de menor renda per capita, com base na renda e no número de domicílios com os quais o candidato mora
- Em caso de empate na classificação final, a data de nascimento pode servir de critério de desempate, dando-se preferência ao candidato mais jovem.
O candidato tem no máximo três dias para se dirigir à escola SENAI onde fará o curso para se matricular.
Caso um candidato seja eliminado, o SENAI entrará em contato com o suplente da escola para inscrição, os estudantes terão 1 dia útil para comparecer à escola e se inscrever.
Se um bolsista desistir durante o treinamento por qualquer motivo, ele não poderá solicitar uma nova bolsa até que demonstre o motivo da desistência e o motivo seja aceito pelo coordenador da escola SENAI.
- Comida e bebida
- Instrumentação
- Carro/pintura
- Reeparo do carro
- Couro e sapatos
- Produto eletrônico
- Eletricidade
- Gestão Industrial
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão da Qualidade Gráficos e editoriais
- Logística
- Abastecimento madeira e móveis
- Metalmecânica
- Metalurgia Mecânica
- Mecânica Minerais não metálicos
- Cerâmica óleo e gás plástico Químico
- Refrigeração e Ar Condicionado
- Saúde e Segurança no Trabalho tecnologia da informação
- Telecomunicações e Correio Têxtil e Vestuário.
Quer garantir seu futuro? Faça sua incrição em uma bolsa de estudo SENAI!
Quer mais dicas de cursos, confira o nosso blog e fique sempre informado!