Se você quer saber como fazer a sua renegociação FIES, continue lendo esse texto e descubra tudo sobre a facilidade que o Governo Federal está proporcionando para os alunos inadimplentes.
Muitos alunos que não conseguem quitar a dívida do FIES temem perder o diploma, não conseguir se registrar nos órgãos reguladores da profissão ou até mesmo não conseguir trabalhar na área.
Por outro lado, existem algumas consequências de manter a dívida em aberto por se tratar de um financiamento com uma instituição financeira.
Mas, para entender as consequências da dívida e como acabar com ela, é preciso primeiro entender como funcionam os pagamentos de empréstimos estudantis.
Estudantes em atraso com o Fundo de Financiamento Estudantil podem renegociar sua dívida com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal com descontos de até 92% e até 31 de agosto de 2022.
Também, os estudantes que formalizaram contrato do FIES até 2017 e estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas.
Confira abaixo todas as informações sobre a renegociação FIES.
Renegociação FIES: Como fazer?
A renegociação FIES é sem dúvida, a melhor forma de quitação da dívida do FIES, pois permite ao credor reavaliar o valor e propor novas formas de pagamento ou um prazo maior para quitação da dívida.
O aluno pode solicitar a renegociação de duas formas:
- É possível solicitar uma nova parcela e o valor total em aberto será dividido em 48 parcelas mensais
- É possível incluir os valores em atraso nas parcelas vencidas, a taxa de juros originalmente acordada não muda.
Em ambos os casos é necessário oferecer um primeiro pagamento, que pode ser igual a 10% do valor consolidado dos débitos vencidos ou o valor de R$ 1.000,00.
Os estudantes que possuem contrato com a CAIXA podem verificar se têm direito à simulação no site.
Após analisar as regras e o perfil do associado e a simulação, eles podem gerar o primeiro boleto de parcelamento ou boleto de parcela única, se selecionado, em formato digital.
Caso seja necessária a atualização cadastral, os documentos também devem ser enviados pela plataforma.
O pagamento do boleto gerado torna efetiva a adesão à renegociação.
Para mais informações, os alunos podem acessar o site da CAIXA ou ligar para 0800 726 0101.
Já a renegociação pelo Banco do Brasil pode ser feita digitalmente pelo aplicativo da instituição financeira, mas, existe a possibilidade de também ser feita em qualquer agência.
O estudante tem a opção de renegociar o pagamento da dívida ou parcelamento, podendo também negociar os descontos concedidos e os valores de entrada e demais parcelas.
O sistema também permite gerar o boleto para pagamento inicial ou integral da dívida.
Os alunos podem acessar as informações pelo aplicativo BB ou pelo portal, além de WhatsApp 61 4004-0001 ou no telefone 0800.729.0001.
É preciso saber que caso o aluno não tenha renda no momento do início do pagamento ou em qualquer momento do período de amortização, o órgão competente recomenda efetuar pelo menos o pagamento mínimo especificado no contrato.
O restante da dívida é pago pelo Fundo Garantidor (FG-FIES), sistema que garante os riscos das operações de crédito estudantil e é projetado especificamente para estudantes em maior dificuldade financeira.
Vale lembrar também que a dívida do FIES não é dívida bancária comum, pois está associada a um órgão federal, aparece como dívida do setor público federal, suas consequências são mais severas do que aquelas que causaram a inadimplência.
É preciso buscar alternativas para manter as taxas de financiamento em dia, mas a tarefa se torna proibitiva para o aluno que não consegue ingressar no mercado de trabalho.
Prazos e descontos
Para os valores vencidos há mais de 360 dias e menos de 5 anos da data prevista de término do contrato, o desconto é de 92% sobre o valor da dívida consolidada.
Os estudantes precisam estar cadastrados CadÚnico ou ter sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, o saldo também pode ser quitado em 15 vezes.
Já para os demais casos, também com mais de 360 dias de inadimplência, os descontos alcançam o patamar de 77% do total, sendo um desconto bem atrativo também.
Para mais informações sobre renegociação FIES continue acompanhando o nosso blog!